quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Navigator

OLÁ MINHA GENTE LINDA!
 
Cá estou para falar um pouquinho mais sobre minha faculdade...
 
No Brasil eu faço Eng. Florestal na UFES, estou no 8 período de 10 (falarei mais sobre meu curso em outro post).
 
Em junho desse ano tive a oportunidade de vim para Portugal através de um Programa Federal de bolsa para a integração internacional de alunos, nas mais diversas áreas ligadas a tecnologia (Ciência sem Fonteiras)...Esse programa ajuda alunos de todo Brasil a terem oportunidade de conhecer e estudar em outro país de sua escolha. Para isso recebemos bolsa de estudos, que inclui todas as nossas despesas de sobrevivênvia no país de destino.
Irei falar mais sobre o Ciências sem Fronteiras em outro post, mas para os interessados, já abriu um novo edital. Para saber sobre o assunto acesse:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf
 
Tive 6 opções de escolha de universidades aqui em Portugal. Então, escolhi o ISA:
 
"O Instituto Superior de Agronomia (ISA) é, em Portugal, a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias, sendo o seu know-how reconhecido nacional e internacionalmente. Com 160 anos de experiência, adapta o seu ensino à evolução tecnológica e à realidade do País, apostando na qualidade e modernização do mesmo. Integrada na Universidade Técnica de Lisboa desde 1930, tem cerca de 1850 alunos nos 3 ciclos de ensino, um corpo docente de 128 Professores e 24 Investigadores, dos quais 139 doutorados."
Para maiores informações, acesse: http://www.isa.utl.pt/
 
Nesse período, aqui no ISA, estou a cursar 3 disciplinas, entre elas a de Silvicultura I, da qual nos levou para conhecer a fabrica de papel NAVIGATOR.
 
O Grupo Portucel Soporcel é o maior fabricante de papel e pasta de celulose de Portugal, e se encontra localizado em Sebútal, Portugal. Produzindo um dos melhores papeis para escritório do mundo, pela marca Navigator.
(http://www.navigator-paper.com/pt)
 
Uma das áreas em que um eng. florestal pode trabalhar é em empresas de papel e celulose. Ao contrário do que muita gente pensa, a produção de pasta de celulose a partir do eucalipto é bastante sustentável e NÃO derruba nenhuma árvore da Amazônia.
A floresta de eucalipto é uma fonte de matéria prima que ajuda a preservar a natureza! Evitando que florestas naturais sejam cortadas.
 
Há diversos mitos que giram em torno desse assunto, mas como não somos leigos, explicarei um pouquinho sobre isso (com base em estudos cientificos):
 
1)Eucalipto é responsável pelo desmatamento? NÃO, ele só é plantado em áreas já utilizadas, sem vegetação natural. São áreas legalizadas e altamente fiscalizadas. Sabe-se que hoje, no Brasil, o que mais desmata é a pecuária, para o aumento da área de pastagem. Infelizmente alguns fazendeiros abrem gigantes áreas ILEGAIS dentro de florestas e para não chegarmos a "fonte do crime", árvores de excelente qualidade são queimadas e destruídas.
 
2)O eucalipto degrada o solo e acaba com a água do lençol freático? Como qualquer atividade agrária o eucalipto irá precisar de nutrientes para se desenvolver. Seu consumo de água é maior nos primeiros anos, mas NÃO tão significativo ao ponto de acabar com a água da região. Dados mostram que o consumo de água é MUITO MAIOR em culturas agrícolas, como soja e feijão e que a uma das culturas que mais degrada o solo é a de café.
 
Poderia citar vários pontos a respeito do eucalipto, mas há vários sites e artigos que falam e explicam melhor sobre o assunto. Indico a todos que leiam mais sobre o sobre isso, pois além de ser um tema super fixe (legal em PT) é muito bom ter conhecimente sobre algo tão importante para o meio ambiente, sociedade e economia.
 
Nem preciso falar da importância do papel na nossa vida, né?! É só darmos uma olhadinha ao nosso redor que, com certeza, encontraremos algo essencial para nossa vida feito a partir do papel (exemplo para att os lerdinhos: papel higiênico, embalagem de alimento, caderno, etc).
 
BEIJÃO E BOA SEMANA :)
 
Olha a felicidade a garota..hehe
 
 Turminha gira (bonita em PT)


PS: A FOTO QUE CITEI NO POST ANTERIOR (http://viagensdami.blogspot.pt/2012/11/maquiagem-pin-up-2012.html) É ESTA:
 

5 comentários:

  1. Camilla,
    Verifique se esta fábrica possui algum acordo com a Universidade de Portugal e, em que área, pode ser útil para você.
    beijos do papai e mamãe

    ResponderExcluir
  2. essa fabrica fica fora de lisboa...nem rola pra mim...

    ResponderExcluir
  3. FIXE!
    Bacana a fabrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a cara de felicidade desta criança. Até parece que ganhou um presente diretamento do Papai Noel (rsrsrs).
      Você esta quase me convensendo a plantar inumera árvores e a participar de protestos contra o desmatamento...
      Brincadeira, mana. Concordo plenamente com você a respeito do desmatamento e acho legal você compartilhar os conhecimentos que adquire.

      Bjs.
      Larissa

      Excluir

Obrigada por comentar, volte sempre :)
Beijão!