sábado, 8 de dezembro de 2012

Praça do Comercio.pt

Bom Dia minha gente :D
 
Hoje trago para vocês um pouquinho mais sobre Lisboa...
Estou adorando essa cidade, sempre quis morar numa capital..hehe.. (coisa de gente do interior)...
Mas apesar de ser capital, a cidade em si é pequena se comparado as capitais do Brasil (bom, aqui tudo é menor se comparado ao BR né, o país é pequeno), mas estou adorando.
Lisboa lembra muito Vitória-ES, estilo de cidade que eu gosto, grande e com traços do interior :)
 
Um do pontos turísticos daqui é a Praça do Comércio, a rota começa em frente ao rio Tejo, seguindo para o Rossio...no caminho passamos pela Baixa Chiado, um lugar recheado de lojas e restaurantes :)
 
Sobre a praça:
A Praça do Comércio, também conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores praças da Europa.
Em 1511, o rei D. Manuel I transferiu a sua residência do Castelo de São Jorge para este local junto ao rio.
Os edifícios, com arcadas que circundam a praça, albergam alguns departamentos de vários Ministérios do Governo Português e ainda o famoso café Martinho da Arcada, o mais antigo de Lisboa, e um dos preferidos de Fernando Pessoa.
Esta foi sempre a entrada nobre de Lisboa e, nos degraus de máromore do Cais das Colunas do rio, desembarcam chefes de estado e outras figuras de destaque (como Isabel II de Gungunhana).
Um fato interessante são os banhos semanais que ocorriam antigamente no cais, nos quais algumas pessoas ousavam banhar-se nuas, o que causou indignação na época. No centro da praça, vê-se a estátua equestre de D. José, erigida em 1775. No lado norte da praça, encontra-se o Arco Triunfal da Rua Augusta, a entrada para a Baixa.
 
Curiosidades:
No terremoto de 1755, onde hoje se encontram os edifícios que constituem o Terreiro do Paço, existia o Palácio Real, em cuja biblioteca estavam guardados 70 mil volumes e centenas de obras de arte, incluindo pinturas de Ticiano, Rubens e Correggio. Tudo foi destruído. O precioso Arquivo Real com documentos relativos à exploração oceânica, entre os quais, por exemplo numerosas cartas do achamento do Brasil e outros documentos antigos também foram perdidos.
A 1/02/1908, o rei D. Carlos e seu filho Luis Filipe foram assassinados quando passavam na praça.
No dia 25/04/1974, a praça assistiu à Revolta do Movimento das Forças Armadas, que derrubou o governo de Marcello Caetano e o Estado Novo, numa revolução com apenas quatro mortos registados.
 


 

 
BEIJÃO E BOM FINAL DE SEMANA :)

6 comentários:

  1. Post produtivo. Parabens

    ResponderExcluir
  2. Camilla também é cultura (rsrsrs)...muito legal as informações. Sinto-me como estivesse em Portugal e ao mesmo tempo ouvindo uma aula de história...ESTOU ADORANDO. Continue assim.

    Bjs.
    Fica com Deus.

    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D
      ok

      sou uma boa professora mesmo..hehe
      e tenho muita cultura tb..hee

      beijão

      Excluir

Obrigada por comentar, volte sempre :)
Beijão!