terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Engenharia Florestal

Oi gente :)

Ultimamente me deu uma saudadezinha da UFES, não sei o por quê, sempre reclamei de tudo lá. Mas, na real, eu adoro o meu departamento, continuo odiando a cidade..hehe.

Como já tinha mencionado em post anterior, eu curso Engenharia Florestal na Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro de Ciências Agrárias, localizado numa cidade de interior chamada Alegre-ES, mas o meu departamento e aonde eu tenho as principais aulas fica no interior do interior, numa cidade vizinha, chamada Jerônimo Monteiro.

Quando iniciei minha formação não esperava tanto do curso, mas logo após o 4º período, começaram matérias mais específicas, então, aos poucos fui conhecendo melhor o curso e meu perfil acadêmico. Hoje, adoro "floresta" e adoro a área de tecnologia da madeira. Há vários segmentos profissionais do curso, mas o que mais gosto é a área da madeira mesmo :)

Antes de vim pra Portugal, fiz um videozinho de uma aula, da disciplina de incêndios florestais, de como abafar o fogo. Disciplina bem bacana que nos rendeu muita aula prática. E bastante força braçal, os meninos que digam...hehe
(você também poderá ver o vídeo AQUI!).

Bom, vamos conhecer melhor o meu curso?

Engenharia Florestal
É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna. Pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente. Elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Esse engenheiro também efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa à segurança e aos impactos socioambientais.

Curso
As Ciências Agrárias e Biológicas estão presentes em todo o currículo, com destaque para as disciplinas que envolvem botânica, tecnologia da madeira, fisiologia vegetal, biologia celular e silvicultura. Mas o forte do curso são as técnicas e os métodos de uso racional das matas que não comprometam o ecossistema. Nessa área, as disciplinas teóricas - como conservação de recursos naturais renováveis - alternam-se com práticas de manejo florestal, ecologia aplicada em campo, atividades em laboratórios e viveiros. O estágio é obrigatório, bem como um trabalho de conclusão de curso. 

Duração média: cinco anos.

Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias) (fonte: Confea)

O que você pode fazer (alguns)
Ecologia aplicada: Estudar e administrar parques e reservas florestais e gerenciar processos de exploração que preservem os recursos naturais. recuperar áreas degradadas.
Educação: Realizar atividades em educação ambiental e ecoturismo, incentivando as ações de preservação da biodiversidade da fauna e da flora.
Tecnologia de produtos florestais: Pesquisar e desenvolver tecnologias para o aproveitamento, a extração e a industrialização de madeiras e de outros produtos da floresta, como óleos essenciais e resinas.
Fiscalização: Supervisionar empresas que utilizem produtos de origem florestal como termelétricas a carvão, indústrias que utilizem lenha e siderúrgicas.
Manejo florestal: Elaborar, promover e supervisionar projetos e reflorestamento das espécies arbóreas para aumentar sua produtividade. Pesquisar sementes e o melhoramento genético da vegetação.


(para saber mais do curso clique AQUI!)

Beijão e boa semana!
Até a próxima :)

6 comentários:

  1. Camilla,
    Conseguimos ler as suas mensagens de 20/02/13 eassistir aos vídeos.
    O carnaval de rua de Vedras lembra os que acontecem nas pequenas cidades do Brasil com marchinhas e muitas famílias na rua.
    Os miradouros(mirantes) visitados com o Adílio em Portugal, estão voltados para o Rio Tejo, seria interessante que tivesse alguma torre que mostrasse toda a cidade.
    A materia sobre aula prática de incêncio com abafadores é muito simples, mas deveria exisitr a proteção com mascaras contra a fumaça, porque pode haver a inalação de algum gás prejudicial a saúde.
    Com relação as informações sobre Engenharia Florestal, acreditamos que podem servir muito para todos que não conhecem sobre o assunto e, que agora tem mais este conhecimento.
    Papai e mamãe te amo muito.
    Fique com Deus e que Deus te abençoe.
    beijos,
    Papai e mamãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem outros miradouros, só fui em 3...e o rio tejo é bastante visto, pois passa por toda lisboa...

      nós temos EPI pra incendios, mas isso só foi uma pequena demostração, não tinha fogo de verdade não

      beijão

      Excluir
  2. Quero só ver a hora que a MI vai me sustentar para o resto da vida!
    Eeeee momento que não chega

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkk...este dia eu espero com o Wender. Eee trabalho que não enriquece. Estou louca para fica em casa e Wender me sustentar.
    E Camilla, acredito que esta saudade tenha haver também por faltar poucos meses para voltar ao Brasil, à vida de antes. Por isso, provavelmente começou bater a ansiedade/ saudade.
    Assim como Di, espero que você ganhe muito, mais muito dindim pois também estou na fila, com o Wender não levo muita fé que ele vá me sustentar. (rsrsrsrsrs)

    Bjs.

    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs são muito interesseiros!! eu mal e sustento, vou sustentar ninguem não..kkkkk

      mas eu quero ficar rica mesmo!! kkkk

      saudade é uma coisa que dá e passa,,a minha da Alegre já passou..kkk

      beijos

      Excluir

Obrigada por comentar, volte sempre :)
Beijão!