domingo, 16 de junho de 2013

O gigante acordou!

Eu fico meio assim de falar estando longe, porque é fácil falar estando longe. Mas estar longe também dá uma perspectiva boa, mais ampla, então eu vou falar.

A fiança para os detidos na manifestação é de R$20 mil reais. Tem gente que atropela e mata, paga 5 a 10 mil reais e sai andando da delegacia.

Eles estão se assustando. E sabe por que? Porque todo mundo sabe que quem foi pras ruas não está lá por causa da passagem de ônibus – como os manifestantes na Turquia não estão lá por causa da construção de um parque. Foi só a gota d’água.

O lance é que ninguém aguenta mais. Ninguém aguenta mais ler que a desigualdade social diminuiu e o Brasil vai ser a maior economia do mundo em 20 anos, e não conseguir sair de casa por medo de tomar um tiro na cabeça sem motivo. SP, especificamente, está sufocando todo mundo. É uma cidade violenta em todos os aspectos – não tô falando só de gente que te assalta e te sequestra, mas da violência que é esse transporte público absurdo, da violência que são esses preços absurdos, da violência que é a ausência de opções de lazer baratas ou gratuitas pra todas as classes, da violência que é ter que atravessar a cidade pra trabalhar, da violência que é o trânsito, todos os dias.

Cachoeiro de Itapemirim não fica atras, todos os dias vemos o aumento da violência física e moral, as péssimas infraestruturas das escolas, creches e hospitais. O trânsito está cada vez pior. O monopólio da viação Flecha Branca é ridículo, pagamos um absurdo por um serviço de péssima qualidade, ônibus atrasados, lotados, que as vezes nem passam ou param. Cachoeiro já tem mais de 200 mil habitantes e um grande desenvolvimento industrial, precisamos parar de pensar e agir como uma cidadezinha pequena do interior, afinal de contas, já somos a maior cidade do sul do estado. Eu só percebi quando saí daí e vi que outra vida era possível mesmo em uma cidade grande.

Aliás, era isso que eu queria dizer: outra vida é possível. E se 5% das 10 mil pessoas que estiveram na rua ontem são vândalos, bom, eu acho que é preço pequeno a se pagar perto do resto, bem intencionado, que só não aguenta mais ser massacrado todos os dias e viu o aumento da passagem de ônibus como a gota d’água.

O que eles querem é que você pense que quem está na rua é meia-dúzia de vândalos vagabundos. Molecada que não tem o que fazer, gente perigosa que precisa pagar VINTE MIL REAIS de fiança pra sair cadeia. Eles querem muito que você acredite nisso. Você sabe que não: que tinha todo tipo de gente lá. Você sabe que tá todo mundo tão puto quanto você tá. Que, como você, ninguém aguenta mais nem um segundo de conversa fiada dos nossos governantes, e que estamos tão no limite que nós, o povo apático, estamos indo pra rua (eu não estou, mas enfim) de tão putos.

Uma vez só, tenha em mente que, se tem alguém na TV tentando te convencer de algo, você deveria acreditar justamente no contrário.


(Adaptado de Ana Paula Freitas-Texto original AQUI!)

FIQUE POR DENTRO:
http://on.fb.me/11RdRKp
http://bit.ly/168yIcE
http://bit.ly/17duXHm
http://bit.ly/16ueUkE
http://bit.ly/ZUuBQg
http://bit.ly/14Bl3eS
http://bit.ly/16ufzTc
http://bit.ly/18NgaDG
http://bit.ly/12A0j80

ORIENTAÇÕES JURÍDICAS PARA QUEM FOR NA MANIFESTAÇÃO:
http://on.fb.me/12zVRGm

PETIÇÃO:
http://bit.ly/11q9gft

ACONTECEU:
http://bit.ly/16ufFtT
http://bit.ly/11RcRWH
http://on.fb.me/11IgU4o
http://bit.ly/124cx2I
http://on.fb.me/159apJf
http://bit.ly/12OF3ga

VíDEOS:
http://bit.ly/19byN0P
http://bit.ly/13L1Y93
http://on.fb.me/14DOVr7
http://on.fb.me/11RbM1k
http://bit.ly/1bJAB0t
http://bit.ly/13LYaV5
http://bit.ly/12zWkIK
http://bit.ly/124cZhr
http://bit.ly/ZUtrVb
http://bit.ly/16ufkaC
-http://bit.ly/18Nipae

FORA DO PAÍS:
http://on.fb.me/124c7ta
http://bit.ly/16ubIFQ
http://rfi.my/13L1AaB
http://bit.ly/19FGNdf
http://bit.ly/17dyIwm


4 comentários:

  1. É mana, o vídeo que postou aqui resumiu perfeitamente o que conversavamos ontem.

    Como podemos considerar o Brasil um país democrata e livre se quando demonstramos revolta por algo e fazemos protestos somos repreendidos, denominados como vandalos (por causa de "alguns" que vão com este propósito) e sofremos pressão dos governantes, mídia, militares e alguns que pouco, ou nada ou não querem saber e se envolver com o que acontece em sua volta??? Será que deixamos na história e apenas estudamos sobre o Regime Militar???

    Tudo bem a polícia fazer o seu trabalho. Mas será esta a única maneira de colocar de frente com pessoas que, querendo ou não, fazem o que eles mesmos provavelmente já queriam fazer - espor e lutar a favor dos direitos que a população deveria ter???

    Infelizmente a grande maioria da população brasileira são pessoas carentes, sem escolaridade e com uma ignorância na qual achar que bolsa família, bolsa escola, programa renda melhor, auxílio reclusão, auxílio gás e tantas outras bolsas, programas e auxíos já são o suficiente para julgarem uma ÓTIMA PRESIDÊNCIA DO PT.
    É muito melhor colocar filho no mundo, usar drogas, aprender a roubar e matar e se humilhar pedindo uma miséria do que trabalhar, se valorizar e correr atrás do seu crescimento social/cultural/moral. BANDO DE PREGUIÇOSOS.
    Tenho um exemplo, na qual aconteceu comigo: Estava em obra quando precisava retirar um barranco (pequeno) ao redor da minha casa...foi tão difícil achar pessoas que quisessem trabalhar, não me importava de quantos pedissem, apenas queria que aquilo fosse tirado dalí. Até que perguntei para um deles o por que tão difícil seria continuar trabalhando. Até que um deles virou e me disse: "Já tenho a bolsa família e bolsa escola da minha filha. Peguei estes 3 dias apenas para conseguir dinheiro para comprar cachaça". Cara, é era um homem que precisava realmente trabalhar e de dinheiro.

    Fica também a minha revolta, mana. Que todos os estados brasileiros sigam os exemplos de SP, DF, BH e RJ: Protestam, vamos atrás de nossos direitos, porém façamos com sabedoria e sem violência.

    Um abraço, mana.

    Bjs

    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a hora de mudar é agora...vamos fazer história :D

      Excluir
  2. Boa pinga!

    "Simbora" evoluir.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre :)
Beijão!