sábado, 7 de setembro de 2013

Momento Geek: NFL

Oi minha gente, estou viva :D
Essa semana eu fiquei um pouco enrolada e não deu para postar aqui. Comecei um curso de curta duração em Libras, em outro post explico melhor.
Como eu havia prometido, toda primeira sexta-feira do mês tem o Momento Geek :)
E já que ontem (05/09) começou a XLVIII temporada da NFL, resolvi explicar um pouquinho sobre futebol americano, que eu juro ser bem legal.
Além de ser uma febre nos USA, o futebol americano é um dos esportes mais praticados e assistidos do mundo. Então bora saber um pouco mais sobre o assunto?
National Football League (Liga Nacional de Futebol Americano-NFL) é a maior liga de futebol americano do mundo, com 32 times nos EUA. Em termos de renda e número de fãs, a NFL é a maior liga de esportes na América do Norte e uma das maiores do mundo. 

Transmissão:
A liga é exibida nos EUA por 5 canais de televisão (CBS, NBC, Fox Sports, ESPN e NFL Network). No Brasil, atualmente a liga é exibida pelos canais ESPN na TV fechada e pela TV Esporte Imterativo na TV aberta.

Formato da Liga:
Hoje em dia a liga está organizada em 2 conferências: a Conferência Nacional (NFC) e a Conferência Americana (AFC), sendo que em cada uma das conferências há 4 divisðes (Norte, Sul, Leste, e Oeste), com quatro times por divisão.

Pré-Temporada:
Entre agosto e setembro cada equipe faz quatro jogos de exibição contra outras equipes da NFL, sendo que dois desses jogos são em seus estádios. Os jogos são úteis para novos jogadores que não estão acostumados em jogar para um grande público. Os dirigentes usam os jogos para avaliar jogadores recém-contratados. Os veteranos geralmente jogam apenas aproximadamente um período de jogo para diminuir o risco de contusões.

Temporada Regular:
A temporada regular é disputada entre os meses de setembro e dezembro, cada rodada tem 16 jogos ao longo das 17 semanas, sendo que cada time tem direito a ter uma semana de folga.
O critério de disputa dos jogos são:
  • Jogos de ida-e-volta contra equipes da mesma divisão: (6 jogos), uma vez que cada divisão é composta por 4 equipes
  • Um jogo contra cada equipe de uma divisão da mesma conferência: (4 jogos), fazendo uma rotação. Assim a cada 3 temporadas um time joga contra todos os outros da mesma conferência.
  • Um jogo contra cada equipe de uma divisão da outra conferência: (4 jogos), fazendo uma rotação. Assim a cada 4 temporadas um time joga contra todos os outros da outra conferência.
  • Dois jogos contra equipes das divisões que sobraram da mesma conferência, definidas através de um sistema de cálculos adotado pela NFL: cada equipe joga uma vez contra as outras equipes que terminaram na mesma posição em suas próprias divisões na temporada anterior

Playoffs:
Os playoffs (ou mata-matas) são disputados no mês de janeiro. É disputada em jogos únicos por 12 times, os 8 campeões das 8 divisões, mais os 2 melhores de cada conferência que não ganharam sua divisão (o chamado Wild-Card). Os playoffs de cada conferência são separados e disputados por seis times cada.
Em cada conferência, os 4 campeões de divisão são classificados com os números de 1 a 4, na ordem da melhor campanha na temporada regular. Os dois times de Wild-Card recebem os números 5 e 6. Na primeira semana dos playoffs, chamada de "Wild Card Weekend" (em geral o primeiro fim de semana de janeiro), o time 3 pega o time 6 e o time 4 pega o 5, enquanto os times 1 e 2 não jogam. A segunda semana é chamada de "Divisional Playoff", e corresponde às semifinais da conferência. O time 1 pega o pior time que avançou do "Wild Card Weekend", e o time 2 pega o melhor time a ter avançado do "Wild Card Weekend". Finalmente, na terceira semana há a final da conferência. Todos os confrontos são em jogo único disputado na casa do melhor time (com a melhor classificação na temporada regular).
Super Bowl:
Super Bowl é como é chamada a final da NFL. Disputado em um jogo único sempre no primeiro domingo de fevereiro em uma sede pré definida. Os campeões da American Conference e da National Conference decidem o campeonato.

Equipes:
 
 

Eu torço para o 49ers e você?

Beijão e bom final de semana :)

Fonte Wikipedia
Saiba mais AQUI!

4 comentários:

  1. Eu torço para os Packers!

    Os dois únicos defeitos da NFL...
    1º Não da para ir em um estádio assistir....só viajando meio mundo.
    2º Quando começa o horário de verão daqui (BR) e acaba o de lá (EUA) o fuso horário é de matar, os jogos da noite acabam depois de duas da manhã!

    ResponderExcluir
  2. Eu garanto e confirmo que realmente é muito legal ver os jogos... fora o happy hour que acontecem durante. Aaaaja cervejas, Big Apple, Whisky............ e tira gostos. Nussss, pena durante horário de verão ser realmante tão tarde os jogos.

    Bjs

    Larissa

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre :)
Beijão!