quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conhecendo o ISA

"O Instituto Superior de Agronomia (ISA) é, em Portugal, a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias, sendo o seu know-how reconhecido nacional e internacionalmente.
Com mais de 160 anos de experiência, adapta o seu ensino à evolução tecnológica e à realidade do País, apostando na qualidade e modernização do mesmo.
Integrada na Universidade Técnica de Lisboa desde 1930, tem perto de 2000 alunos nos 3 ciclos de ensino, e conta com um corpo docente de 129 docentes e 16 investigadores, dos quais 129 são doutorados.
Localizado no coração de Lisboa, na Tapada da Ajuda - Parque Botânico e Ambiental com cerca de 100 ha, de reconhecido interesse - é também um local convidativo para a realização de eventos, de actividades lúdicas e para a descoberta de locais cativantes como sejam o Anfiteatro de Pedra, o Miradouro, o Jardim da Parada, o Campo de Rugby, o Observatório Astronómico, o Pavilhão de Exposições, o Auditório da Lagoa Branca, entre outros." (Saiba mais AQUI!)
 
(Fonte da foto AQUI!)
(Pavilhão de Eventos. Fonte da foto AQUI!)
(Pavilhão de Eventos. Fonte da foto AQUI!)
(Baile de Gala 2013, Pavilhão de Eventos do ISA. Saiba mais AQUI!)

Localização: O Instituto Superior de Agronomia situa-se em Lisboa, na Tapada da Ajuda (à Calçada da Tapada), entre Monsanto e Alcântara (próximo do Largo do Calvário e ao lado da Ponte 25 de Abril).
Existem 3 portões de acesso com os seguintes horários:
  • Portão Jau (acesso a peões e automóveis com cartão de identificação): aberto 24 horas por dia.  Essa é a principal entrada para os alunos, direcionada para o Prédio central do ISA. O autocarro 760 e o elétrico 18 param exatamente  na frente desse portão (eles podem ser pegos no Cais de Sodré/linha verde).
  • Portão de Monsanto (acesso a peões e automóveis com cartão de identificação): 7h-19h30. (dias úteis)
  • Portão da Ponte (acesso a peões): 7h-18h30.

Patrimônio Histórico e Arquitetônico

Tapada da Ajuda: O Instituto Superior de Agronomia está situado na Tapada da Ajuda. A Tapada da Ajuda é um Parque Botânico com cerca de 100 ha, no interior da cidade de Lisboa, de reconhecido interesse internacional, onde se destacam a Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho, que tem representadas espécies típicas do clímax da zona, jardins, arboretos diversos, viveiros florestais, terrenos de cultura e diversas espécies domésticas e silvestres características. Para além do património botânico e vegetal, pode encontrar na Tapada diverso património histórico e arquitectónico, algum do qual remontando ao tempo em que foi Tapada Real. (Saiba mais AQUI!)

Jardim Botânico da Ajuda: O Jardim Botânico da Ajuda (JBA), que conta já com mais de 240 anos de existência, pertence ao ISA desde 1910. Possui uma área de 3,5 ha, divididos por dois tabuleiros com um desnível de 6,8 m entre eles. A arquitectura do Jardim segue os modelos renascentistas em terraços talhados na encosta, tendo três elementos fundamentais, pedra esculpida, plantas e água em fontes e lagos.(Saiba mais AQUI!)

(Fonte da foto AQUI!)
Já falei dele neste post AQUI!

Beijão e até a próxima :)

2 comentários:

  1. Essa foto panoramica aerea do ISA é realmente muito bonita.
    Lembra um pouco a FDCI....SQN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sempre tive curiosidade de entrar na FDCI
      mas, realmente não é tão bonita

      Excluir

Obrigada por comentar, volte sempre :)
Beijão!